sábado, 19 de novembro de 2011

JOÃO CLEMENTE BATISTA,UMA BIOGRAFIA TIMBAUBENSE!

CELESTE,JOÃO CLEMENTE E ADÉLIA
João Clemente Batista nasceu na Fazenda Timbaúba em 30 de agosto de 1882.
Casou com Celestina Teixeira de Carvalho, a Celeste,  em 09 de novembro de 1905, no Sítio Timbaúba.
Celeste nasceu no Sítio Timbaúba em 16 de janeiro de 1887.
Após o casamento o casal passou a residir em sua casa-grande no Sítio Riacho da Volta - "Sítio dos Clementes". Nesta casa reinou a paz, a concôrdia, justiça, amor fraterno, o progresso, o desenvolvimento e o espírito de luta. Nasceram nesta casa encantada 15 filhos, sendo 12 do primeiro casamento  e 3 filhos do segundo casamento.
João Clemente era um homem exemplar, símbolo de paciência e trabalho.  Um ser humano capaz de assumir qualquer atividade no meio urbano ou rural. Era um grande pai para os seus filhos, nunca bateu em nenhum deles.  Seus amigos eram seus grandes admiradores.
João Clemente e sua esposa Celeste foram os responsáveis pelo desenvolvimento agropecuário, social e educativo do seu sítio.
Celeste além de excelente dona de casa, esposa e mãe, também ensinava seus filhos e vizinhos, pois era professora em sua própria casa.
No dia 03 de setembro de 1928, aos 41 anos, Celeste faleceu vítima de tétano, deixando 11 filhos e seus esposo Joao Clemente então com 47 anos.
Em 13 de julho de 1930, João Clemnte casou-se com Adélia Medeiros, que nasceu em 04 de outubro de 1894. Tinha 35 anos quando se casou  no religioso passando a chamar-se Adélia Clemente;  e em 1935 casaram oficialmente no civil.
O casal João e Adélia Clemente residiu no Sítio Riacho da Volta, e quando, já velhos, passaram a residir  em sua casa na cidade de Timbaúba dos Batistas/RN.
Adélia Clemente era uma mulher paciente, bondosa, carinhosa, boa esposa, estimada mãe para seus filhos. Amava a agricultura e era uma fina artesã.
Os filhos, quando rapazes à procura de uma vida melhor, resolveram viajar para o Sudeste do Brasil, espalhando-se por São Paulo, Santos, Goías e Brasília. João Clemente foi, o que podemos chamar na linguagem atual, empresário  da indústria de cana-de-açucar e redes de dormir. As filhas de João Clemente foram todas artesãs como era a tradição e também para complementar as economias da família.
Filhos do casal João e Celestina Clemente:
- Dário, faleceu criança; - Hercília de Araújo Fernandes; - Heriberto Clemente de Araújo; - Maria Celestina Fernandes; - Francisca Clemente de Araújo; - Tarcília Araújo de Faria; - Sílvia Silvina de Araújo; - Valderedo Teixeira de Araújo;  - Altamira Araújo; - Genar Clemente de Araújo; - Gelcy Clemente Batista; - Antônio Teixeira Clemente
Filhos do casal João e Adélia Clemente:
- Jalmir Clemente de Araújo; - Expedito, faleceu criança; - Laís Araújo de Medeiros;
João Clemente Batista, assim como aconteceu com a maioria de seus irmãos, na velhice ficou caduco. Faleceu aos 81 anos, no dia 21 de julho de 1964. Está sepultado no Cemitério Público de Timbaúba dos Batistas/RN.
Celestina Teixeira das Dores, está sepultada no Cemitério São Vicente de Paula/RN.
Adélia Clemente,  faleceu em 07 de fevereiro de 1975  e está sepultada na cidade de Santos/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário