sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

IRACEMA SOARES E "OS NASCIMENTOS", UMA LIGAÇÃO ÍNPAR DE UMA EXÍMIA CONVIVÊNCIA...

Esta turma dos "Nascimentos",tudo nasceram no Sítio Tamanduá onde sua avó materna era parteira curiosa de nome Antônia-aí a turma chamava mãe tonha pelo fato de ter sido pego no nascimento pela mesma,inclusive toda família "MASCENA",foram também advindas pelas mãos desta importante parteira...Eu conheci Seu Mané Nascimento,quando criança havia um cofre em meu poder andei conversando com ele e ele negociava com mamãe umas batatas aí eu disse o sr. vende esta balança ele respondeu:  Vendo este minino,aí eu comprei com o dinheiro que guardava quando criança,saudosa balança que a vida a levou e nunca mais a vi...Outra mamãe IRACEMA,fora criada com esta turma lá no Tamanduá,portanto dizia ela que quando vovô não estava em casa ela trazia NAILDE,ZÉFA E OUTROS e juntos roubavam AS BENDITAS BATATAS de vovô PEDRO SOARES,um certo dia  o velho desconfiou chamou mamãe e disse ou IRACEMA porque estas batatas estão sumindo mamãe usou da sabedoria e logo respondeu: Coloquei para as ovelhas-escondendo do velho o furto das batatas...A, falar nesta família sei de muita coisa,um fato até hoje curioso era aproximação de mamãe, Nailde e Zéfa,pareciam irmãs...Nailde por sua vez era a responsável junto com mamãe,a Nêga da Pimenta,Ana de Gentil e Antônio de Nóca em realizarem os bailes dos pretos a luz de lamparinas na maloca e nos sítios vizinhos,chegaram aí até a Barra de São Pedro e Alecrim ,fazendo leilões para S. Severino...Um dia beberam muito e em recompensa traçaram uma galinha toda,dizendo que a graxa da galinha é bom para inibir a bebiba ingerida pela turma,por aí vocês imaginem as figuras...Nailde vinha comprar caldo de cana aqui no comércio daqui de casa na década de 80 aí tomava 03 doses de cana aí dizia Som,coloque em ver de cana,03 pedaços de bolos para Gilvanete não saber...Zéfa por sua vez foi com mamãe e Chicuta as três santas que ajudaram a criar a família de ZÉ MASCENA quando Dona JUDITE faleceu,e foi a própria ZÉFA que no momento em que MAMÃE naquela triste manhã de 20 de FEV/1999,quando o AVC a pegou eu corri e avisei a ZÉFA pois bem ali ela mim deu café e disse está triste mas ficamos a espera de notícias boas, duas horas depois chegava a notícia do falecimento da GALEGA DE PEDRO SOARES –MINHA SAUDOSA MÃE aí ZÉFA SILENCIOU,TRISTE FICOU E PASSADOS 07 DIAS DE MAMÃE TER FALECIDO, ZÉFA TAMBÉM FOI EMBORA COMO MAMÃE SEM AVISAR A NINGUÉM-mistério raro para duas figuras quase irmãs.  Pois bem, amanhã esta numerosa família comemora seu SEGUNDO ENCONTRO,estão de parabéns pela brilhante festa,porém só tenho a dizer que do tamanho da amizade que ligava minha mãe a esta família parece ser o esquecimento desta a mim,pois nunca mim convidaram para nada NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAR DESTE ENCONTRO e não sabem que MAMÃE ERA UNHA E CARNE A SEUS MEMBROS!
“O TEMPO É A RAZÃO DE TUDO”

A TODOS OS MEUS AGRADECIMENTOS MESMO NO ESQUECIMENTO...

UM FORTE ABRAÇO!

ARYSSON SOARES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário