terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Manoel Clemente e Maroca

 
Manuel Clemente nasceu na fazenda Timbaúba em 22 de setembro de 1872. Primeiro filho do casal Clemente e Aninha. Dedicou-se desde muito cedo a ler e a escrever. Era sábio, não media esforços nos seus afazeres, conseguindo logo cedo a ter forte liderança no meio de sua família. Conquistou muitos amigos.
 

Muito jovem contraiu matrimônio com sua prima legítima  Maria Porfíria de Araújo, a Maroca; em 27 de junho de 1897. Maroca nasceu em 13 de janeiro de 1876 na fazenda Timbaúba. Depois de casados passaram a residir na propriedade Fazenda Timbaúba, que foi adquirida por herança da mãe de Maroca, onde já existia a casa, açude e hoje é conhecida como Sítio Picuí. Nela nasceram os 5 primeiros filhos do casal.
 

Num curto espaço de tempo adquiriram um enorme e excelente patrimônio. Muito religiosos, doaram o terreno  para a construção da  Igreja São Severino Mártir de Timbaúba dos Batistas.
Deste casal exemplar, nasceram os seguintes filhos: - Maria Porfíria da Conceição; - Sofia (primeira), que faleceu com 6 meses de idade; - Izaura Izaurita de Araújo; - Sofia (segunda), que faleceu com 6 meses de idade; - Francisca Fausta de Araújo; - Altévio Antenor de Araújo; - José,  que faleceu com 6 meses e 27 dias; - Antenor Clemente de Araújo; - Ana Araújo; - Francisco Leopoldo de Araújo; - Joaquina Araújo

AUTOR:  ARYSSON SOARES DA SILVA
Manoel  Clemente faleceu no dia 01 de Março de 1950, aos 78 anos. Maroca faleceu no dia 04 de Agosto de 1955, aos 79 anos. O casal está sepultado no Cemitério São Vicente de Paula em Caicó/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário