terça-feira, 20 de março de 2012

MARIA CLEMENTE E TIO ANTÔNIO FRANCISCO...

 

 
Maria Clemente nasceu na Fazenda Timbaúba em 21 de dezembro de 1883. Casou-se com seu parente, no ano de 1914, Antônio Joaquim de Araújo, nascido na Fazenda Amparo em 13 de junho de 1885.
O casal Maria Clemente e Antônio Francisco foi unido, exemplar, símbolo de lutas e vitórias. Neste casal existia a marca da união, amizade e do amor aos filhos. Na vida deste casal existem histórias lindas e que merecem ser destacadas sempre!
Naquela época, falar em casamento para os familiares de Maria, com parente,  vindo de Amparo, de costumes um pouco diferentes dos da "Família Panela",  era mesmo que acender fogo em brasas.  Os "Panela"  não queriam de jeito algum aquela união. Maria Clemente não escutou ninguém e casou-se com Antônio, e do casal nasceram os mais belos e harmoniosos exemplos de vida e felicidade.
Por interferência dos familiares, tiveram que ir morar em vários lugares até que com o falecimento da mãe, tornando-se herdeira do Sítio Clementes pode construir residência. Foi nesse sítio que o casal trabalhou, construiu bom patrimônio, como casa,  aviamento para a fabricação de farinha, padaria para a fabricação de pão  que deu origem ao nome de "pão panela".
No sítio, o setor de agropecuário, foi ampliado e o trabalho era uma espécie de emblema, pois ali não faltava nada. Tempos de fartura e felicidade quer não voltam nunca mais ...
Maria Amélia era uma mulher muito generosa, bondosa e muito católica.
Antônio Francisco era um homem bom, capaz, trabalhador ao extremo,  possuidor de caráter firme, honrado; um homem de seu tempo e para todos os tempos.  Teve a coragem de receber  honrosamente o famoso cangaceiro Antônio Silvino  e seu bando; dando-lhes comida e depois de muita conversa e feitas as refeições, o famoso Antônio Silvino agradeceu o gesto de bondade e notou em Antonio Francisco o espírito de coragem e fibra, chegando a convidá-lo para o seu bando, e, mesmo não aceitando o convite, recebeu o apelido de "Antônio Vulcão", dado pelo chefe do cangaço, apelido que nao agradava Antônio Francisco.
Maria Amélia faleceu já velha e Antônio Francisco aos 90 anos em 1975.
Os filhos do casal:
- Concessa Araújo; - Maria Beatriz; - João da Cruz de Araújo; - José Ambrósio de Araújo; - Joaquim (primeiro), faleceu criança; - Ana (primeira), faleceu criança; - Ana Amélia de Araújo; - Clemente Neto; - Joaquim ( conhecido por Joaquim de Antônio)
O casal está sepultado no Cemitério Público de Timbaúba dos Batistas/RN.
AUTOR:   ARYSSON SOARES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário