sexta-feira, 6 de abril de 2012

SERRA BRANCA,TERRA DO BARÃO E DA BARONESA QUE TODO ANO PASSAVA EM TIMBAÚBA!

 Serra Branca
A Serra Branca fica a 10 km do centro de São Rafael, nome dado pelo Barão de Serra Branca por perceber que a serra tinha uma coloração branca em seu topo. Conhecida como Jatobá por estar também na fazenda do mesmo nome: de um lado o melhor acesso para sua escalada; já do outro se encontra a comunidade do sítio Desterro, onde a escalada da serra torna-se perigosa, pelo fato da sua inclinação tornar o terreno mais íngreme. No topo da serra há um reservatório de água feito pela natureza mais ampliado pelo homem, para o banho dos animais que ali chegam. Mas também é utilizado por algumas pessoas que querem se refrescar após a subida ao topo que dura em média duas horas.
Casa do Barão de Serra Branca
Pertencente ao Sr. Felipe Néri de Carvalho e Silva e a Sra. Belizária Wanderley de Carvalho e Silva (natural da cidade do Assú). Construíram esta propriedade na fazenda Serra Branca no ano de 1881 para descanso da família, já que sua residência oficial era na cidade de Assú. A casa do Barão de Serra Branca era constituída de: casa grande, senzala e salão de festas. Hoje a casa do Barão de Serra Branca está tombada pelo órgão Fundação José Augusto, como monumento histórico-cultural.
Meus amigos;
Estive lá visitando o local fiquei não só encantado com a sua riqueza mais sim por lá ter sido um local onde neste sertão habitou toda uma geração que ao longo do tempo em pleno sertão deixaram suas marcas e suas lendárias contribuições para a nossa história Potiguar e Nordestina,refiro ao Barão e sua senhora a Baronesa da Serra Branca.  Outrossim faço saber que naquele chão de riqueza esteve também lá um dia visitando o famoso Antônio Silvino-O Cangaceiro,o grande sertanejo de outora cujo legado até hoje ainda lembramos.
Mais aqui faço de minhas palavras a do famoso escritor Sinval Costa quando certo dia mim disse poucos sabem,Arysson...O Barão e a Baronesa de Serra Branca todo ano passava por Timbaúba dos Batistas quando em viagem ao Padre Cícero do Juazeiro e certo dia já vindo das bandas de lá o Barão por volta de Souza/PB adoeceu e ali faleceu e por ser Timbaúba uma terra boa a escolheram para passar com seu corpo e foi justamente aqui na Timbaúba que seu corpo por nossa Quarta-Avó Mãe Dondom fora salgado e colocado vinagre para seguir caminho a ASSÚ terra onde o Barão foi devidamente sepultado,a turma negra da Timbaúba cobrou da Baronesa 5 mil contos de réis para ajudar no translado até ASSÚ!!!...Taí um fato histórico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário