segunda-feira, 2 de abril de 2012

ZEZINHO CLEMENTE...



José Belísio de Araújo nasceu na Fazenda Timbaúba em 23 de janeiro de 1885. Casou-se com a jovem Maria Teixeira da Conceição, ( Conceição do Zezinho Clemente, como era conhecida ), em 27 de maio de 1908. Conceição nasceu no Sítio Timbaúba em 1888.
Zezinho Clemente, a exemplo de seus outros irmãos, foi criado desde criança trabalhando com seus pais na agropecuária. Muito jovem, se casou com Conceição,  tornando-se real dizer que três irmãos casaram com três irmãs.
O casal, após o casamento passou a residir numa casa de taipa no Sítio Riacho da Volta.  Depois compraram em parceria com Sebastião Clemente e Izabel Dantas, o Sítio Vista na Ribeira do Rio Espinharas, passando a residir no referido sítio.
Na velhice residiram em sua casa em Caicó/RN. Zezinho Clemente era considerado um exemplo de honradez e um incansável trabalhador.  Conceição era dona de um temperamento dócil.
Dr. Manoel Teixeira de Araújo - Dr. Teixeira,  ( 7º filho do casal ),  fez o seguinte relato sobre seus pais e familiares:
" Meus pais eram possuidores de temperamento ameno e conviveram sempre em harmonia, com apenas pequenas discussões e atritos isolados, que não abalavam a estrutura do lar. Somos nove filhos do casal, que logo cedo nos dedicamos ao trabalho comum na agropecuária. O trabalho dos homens, que eram cinco. começava de madrugada no curral,  na colheita do leite, os menores iam ao curral para botar bezerros na porteira,  para os mais velhos tirarem o leite. Mais tarde os menores saiam à procura dos animais  ( jumentos), encarregados do abastecimento d'água, além de carregar lenha para cozinhar, carregar capim para as vacas de leite. Na época do verão carregávamos adubo para  as plantações de batatas no Rio Espinharas, onde ficava a nossa Fazenda Boa Vista."
Do casal Zezinho Clemente e Conceição nasceram:

- Luzia Teixeira de Araújo, casada com José Migas de Araújo. - Miraci Teixeira de Araújo, casado com  Altamira, foi uma figura singular nos meios sociais.
É patrono de uma das Escolas de sua cidade: Timbaúba dos Batistas/RN.

- Arlinda Teixeira de Araújo, faleceu solteira.
- João Paulo Teixeira de Araújo, solteiro, é um boêmio ...
-José Belísio de Araújo Filho, casado com Ana, ex-combatente na Segunda Guerra Mundial.
- Maria de Lourdes Torres, casada com Francisco Torres.
- Manoel Teixeira de Araújo, (Dr. Teixeira), casou com Lídia;
é Oftalmologista na Prontoclínica de Olhos em Natal/RN.

- Antônia Teixeira de Araújo, é solteira e costureira fina.
- Francisco Calazans de Araújo, (Dr. Teixeirinha, Dr. Calazans), casado com Zizelda;
formou-se em Odontologia e Farmácia. 
Reside em São Paulo, onde exerce a profissão de Odontólogo. 
Embora sendo intelectual, tem muito mais de humorista. 
   Devoto de Nossa Senhora de Sant'Ana, é um verdadeiro peregrino de Sant'Ana,
participando todos os anos da Festa na cidade de Caicó/RN.


 
 
Zezinho Clemente já velhinho caducava muito  e suas caduquices o deixavam doido por mulheres. Faleceu em seu quatro, na casa de seu filho Miraci, em Timbaúba dos Batistas/RN.
Conceição, católica fervorosa,  exemplo de uma mulher fiel a Deus e sua igreja,  faleceu vítima de complicações cardio-respiratórias, na sua casa em Caicó/RN.
O casal está sepultado no Cemitério São Vicente de Paula em Caicó/RN.
AUTOR:  ARYSSON SOARES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário