segunda-feira, 4 de junho de 2012

UMA RELÍQUIA HISTÓRICA DO NOSSO FUNDADOR,PATRIARCA E BENFEITOR O TENENTE CORONEL JOSÉ BATISTA DOS SANTOS VINDA LÁ DE AREIA BRANCA POR GIBRAN ARAÚJO

segunda


Nota de falecimento em 1881 no jornal assuense "Brado Conservador" do Tenente-coronel da Guarda Nacional José Batista dos Santos, o meu pentavô (ou quinto avô), já que descendo de dois de seus treze filhos, Clementino Batista de Araújo e Rita Maria da Conceição.

Transcrição Ipsis Litteris:

Outro. - Tambem por cartas ultimamente recebidas da cidade do Principe, consta-nos que fallecera no dia 12 ...
do corrente em sua freguezia, o nosso amigo tent. corl. José Baptista dos Santos, victima de chronicos padecimentos e em avançada idade.
O respeitavel ancião, ora finado, era pae dos nossos estimaveis amigos majores, José Baptista dos Santos Filhos e Salviano Baptista de Araújo aos quaes, bem como a toda a familia - Baptista - apresentamos a sincera expressão de nossas condolencias.

Tentente coronel José Baptista dos Santos. - A descendencia existente deste nosso illustre amigo fallecido no termo do Principe desta provincia no dia 12 de Junho do corrente anno é a seguinte:
Filhos................13
Netos..............144
Bisnetos...........150
Tataranetos.........6
-----
Ao todo...........313
 
Obrigado Primo; Timbaúba dos Batistas,agradece este seu carinho para com o nosso fundador e o nosso benfeitor O Velho Zé Batista,cujas nossas veias advém com orgulho o sangue patriarcal deste grande homem,fazendeiro,comerciante do velho ser...tão,líder político e acima de tudo representante legal do comando nacional nesta região da sua guarda...Descendendo deste velho tronco de aroeira firme do sertão seridoense cujo legado é puro sinal de sua marca Batistama ainda nos dias de hoje...Neste jornal que ora apresenta depois de quase 131 anos vejo ausência nesta relação de filhos da grande falta da nossa madrinha Rita do Amparo que por infelicidade de um parto vitimou sua vida ainda jovem,deixando até hoje vestígio de sua tb descendência,volto mais adiante e faço ciente que assim como vc sou pentaneto deste velho sertanejo,sendo de suas 03 filhas puro herdeiro eu desta Batistaria,nas figuras de Mãe Dondom,Rita e Biluca do Amparo,como tb faço comunicar que meus filhos através das veias de Cilia trás mais forte ainda a aspirações do grande "DINDINHO",pois Cilia vêm de Ana,Clementino e da velha Dondom portanto recai sobre Arysson Filho e de João Pedro a responsabilidade de descender em linha reta sem vacilar 06 vezes do mesmo Patriarca. Ao primo um forte e caloroso abraço daqui da Velha Timbaúba que daí descende não só vc mais sim uma grande prole! ATT:  Arysson Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário