segunda-feira, 2 de julho de 2012

O VELHO CLEMENTE...OU O VELHO "PANELA DA TIMBAÚBA"!

O Patriarca   
  Clemente de Araújo Pereira
e sua esposa Ana Francelina de Brito
O patriarca Clemente de Araújo Pereira nasceu na Fazenda Timbaúba, ( hoje Timbaúba dos Batistas), em 05 de setembro de 1848. Filho legítimo de Manoel de Araújo Pereira (1815 - 1870)  e de Ana Maria da Conceição, conhecida por Dinha (1823 - 1894). O patriarca teve sua infância na sua terra natal, a fazenda Timbaúba;  convivendo com seus pais, tios, avós, irmãos e familiares.
Clemente casou-se com Ana Francelina de Brito em 19 de Julho de 1871,  que era filha de Manoel Pereira Torres e Isabel Francelina de Brito. Aninha de Brito nasceu em 17 de novembro de 1854.
O casal teve 15 filhos, dos quais 14 sobreviveram.
Clemente foi um homem imbatível. Conseguiu seu espaço e no seu tempo  transformar a sua propriedade rural Riacho da Volta numa propriedade  agrícola produtiva, próspera desenvolvida para seus filhos, netos e bisnetos. Graças a ajuda de seus escravos, esposa e seus filhos maiores,  conseguiu através de métodos rudimentares construir um açude,  um dos maiores reservatórios de água daquela região. Batizado de Açude dos Clementes. Clemente era pescador famoso, feitor de tarrafas  e de redes de arrasto para pescarias, era também agropecuarista. O patriarca Clemente foi o fundador propriamente dito da "Família Panela". Aceitou o convite de seu tio materno, Major Salviano, para que fosse trabalhar numa grande moagem de cana. Quando Clemente terminou suas atividades no referido engenho, resolveu voltar para casa. Recebeu de seu tio o presente em forma de pagamento: Uma Panela de Mel para levar para casa e apreciar com família. Colocou a panela de mel na cabeça, rumou para sua casa. Ao passar num passadiço, tropeçou,  derrubou a panela de mel que se quebrou no chão. 
O fato foi presenciado por seu sobrinho, Manoel Domingos, que começou a contar a história para os vizinhos e o pessoal começou a tratá-lo por Clemente Panela ou de Velho Panela. Este apelido de Panela passou para todos os seus descendentes.
 
Aninha faleceu em 11 de abril de 1925, com 70 anos. Clemente faleceu em 05 de dezembro de 1929, com 81 anos.
O casal está sepultado no cemitério São Vicente de Paula em Caicó/RN.
AUTOR:  ARYSSON SOARES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário