sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fratura de Tornozelo

"Eu quebrei meu tornozelo." Um tornozelo fraturado também é semelhante a entorse de tornozelo porém o paciente tem maior dificuldade para pisar.

Quando falamos de fraturas do tornozelo, falamos de fraturas maleolares. Podemos ter fraturas unimaleolares, bimaleolares e trimaleolares. quando mais fratura mais instável.
Um tornozelo fraturado pode variar de uma simples fissura em um osso, que não pode impedi-lo de ficar pé e pisar com dor a uma fratura luxação com saída do tornozelo do lugar.
Quais as causas da fratura do tornozelo?
-"Torcer" ou girar o tornozelo 
-Contusão durante o futebol ou outro esporte
-Tropeçar ou cair
-Impacto durante um acidente de carro
-Uma vez que existe uma variedade tão grande de lesões, há também uma ampla gama de pessoas como curar após a sua lesão.


As fraturas de Tornozelo afetam todas as idades. A incidência de Fraturas de tornozelo nos estados Unidos é 184 por 100.000 pessoas por ano. Durante os últimos 30 a 40 anos, os ortopedistas notaram um aumento no número e gravidade dos tornozelos quebrados, devido em parte a uma população mais ativa do "baby boomers". Em 2003, quase 1,2 milhões de pessoas visitaram salas de emergência por causa de problemas no tornozelo. * ( Estatística Americana )
Anatomia
Três ossos compõem a articulação do tornozelo
Tíbia ("osso da canela")
Fíbula (pequeno osso na parte externa do tornozelo)
Tálus (um osso do pé) (o nome antigo era astrágalo)
Anatomia do tornozelo
A tíbia e a fíbula tem partes específicas que compõem o tornozelo:
Maléolo medial: parte interna da tíbia 
Parte de trás da tíbia: maléolo posterior
Maléolo lateral: região distal da fíbula.
Duas articulações estão envolvidas em fraturas do tornozelo:
Articulação do tornozelo
Sindesmose: A articulação entre a tíbia e a fíbula, que é mantida unida por ligamentos.
Vários ligamentos ajudam a manter a estabilidade da articulação do tornozelo
Quais os  sintomas da fratura de tornozelo?
Uma grave entorse de tornozelo pode provocar os mesmos sintomas de um tornozelo quebrado, cada lesão no tornozelo deve ser avaliada por um médico.
As queixas mais comuns de um tornozelo quebrado incluem:
Dor imediata e severa
Inchaço
Hematomas ( surgem no dia seguinte )
Sensível ao toque
Não pode colocar qualquer peso sobre o pé lesionado
Deformidade ("fora de lugar"), particularmente se a articulação do tornozelo é muito deslocado
Como é feito o Diagnóstico?
Além de um exame físico, os exames de raios-X são a forma mais comum para avaliar uma lesão no tornozelo. Raios-X podem ser tomados da perna, tornozelo e pé para ter certeza de que nada mais está lesionado.
Dependendo do tipo de fratura no tornozelo, o ortopedista pode exercer pressão sobre o tornozelo e realizar de raios-X especial, chamado de "teste de estresse." Este X-ray é feito para ver se certas fraturas do tornozelo requerem cirurgia. Algumas fraturas de tornozelo provocam fratura alta da fíbula próxima ao joelho e pode ser necessário uma radiografia de joelho para avaliar as dissociações tíbio fibular distal (fratura de Maisonneuve)
Às vezes, uma tomografia computadorizada (TC) scan é feito para melhor avaliar as lesões no tornozelo. Para algumas fraturas de tornozelo, ressonância magnética (IRM) pode ser feito para avaliar os ligamentos do tornozelo.

Tratamento: fratura do maléolo lateral
Diferentes níveis de fratura do maléolo
lateral, 
Michelson JD: fraturas de tornozelo
resultante de lesões rotacional J Am
Acad Ortho Surg 2003; 11:403-412.
A fratura do maléolo lateral é uma fratura da fíbula. Há diferentes níveis em que que a fíbula pode ser fraturado. O nível da fratura pode dirigir o tratamento.

Tratamento não-cirúrgico

Se a fratura não está fora de lugar ou apenas pouco fora do lugar e do tornozelo é estável, o tratamento pode não precisar de cirurgia. 
Vários métodos diferentes são usados ​​para proteger a fratura, que vão desde um tênis de cano alto  a um gesso na perna. O tratamento pode também basear-se em que osso está quebrado.
A radiografia de  "stress" pode ser feito para ver se o tornozelo é estável. O paciente terá que consultar o ortopedista regularmente para repetir a radiografia do tornozelo para certificar-se que os fragmentos da fratura não se moveram para fora do lugar durante o processo de cicatrização.

Tratamento Cirúrgico

Se a fratura estiver fora do lugar ou quando o tornozelo for instável, a fratura pode ser tratada com cirurgia. A cirurgia consiste em reduzir ( colocar os ossos no lugar) e fixar a fratura com uma placa e parafusos no lado lateral ou um parafuso ou haste no interior do osso do lado medial. 

Tratamento: fratura do maléolo medial

As fraturas podem ocorrer em diferentes níveis de maléolo medial.
Fraturas do maléolo Medial são, por vezes isoladas, mas muitas vezes ocorrem com uma fratura da fíbula, maléolo posterior ou uma lesão nos ligamentos do tornozelo.

Tratamento não-cirúrgico

Se a fratura não esta fora do lugar ou é uma fratura muito baixa, com fragmentos muito pequenos, a fratura pode ser tratada sem cirurgia. A fratura pode ser tratado com um gesso de perna Normalmente, é preciso evitar colocar peso sobre a perna por aproximadamente 6 semanas.
O paciente terá que consultar o ortopedista regularmente para repetir o raio-X para certificar-se de que a fratura não muda de posição.
Tratamento Cirúrgico
Se a fratura estiver fora do lugar ou do tornozelo estiver "instável", a cirurgia pode ser oferecida.
Ocasionalmente, a cirurgia pode ser considerada mesmo se a fratura não está fora de lugar. Isto é feito para diminuir o risco da fractura não curar (não união - pseudartrose) e para  permitir começar a mover o tornozelo rapidamente.
Às vezes, a fratura pode sofrer "impactação" da articulação do tornozelo. Isto pode exigir enxerto ósseo para reparar a fratura a fim de diminuir qualquer risco de desenvolver mais tarde artrose.
Diferentes técnicas para a cirurgia podem ser usadas. Parafusos, uma placa e parafusos ou técnicas de fixação diferentes podem ser usados, dependendo da fratura.
Tratamento: fratura do maléolo posterior
A fratura do maléolo posterior é uma fratura da parte de trás da tíbia "osso da canela" ao nível da articulação do tornozelo.
Isso geralmente não é uma lesão isolada. Muitas vezes, o maléolo lateral é também fraturado, pois compartilha anexos ligamento com o maléolo posterior.Também pode haver uma fratura do maléolo medial.
Dependendo de quão grande é a parte quebrada, a parte de trás do tornozelo pode ser instável. Alguns estudos mostraram que, se o fragmento é maior do que 25% da articulação do tornozelo, o tornozelo torna-se instável e deve ser tratado com a cirurgia.
A fratura do maléolo posterior é importante porque essa região é coberta por cartilagem. A cartilagem é a superfície lisa que reveste a articulação. Se fragmento quebrado é maior do que cerca de 25% do tornozelo e está fora do lugar mais de 2 mm milímetros, a superfície da cartilagem não irá curar adequadamente e da superfície fica com uma depressão. Esta superfície irregular tipicamente conduz a pressão aumentada e irregular na superfície articular, o que leva a lesão da cartilagem e do desenvolvimento de artrose.
Tratamento não-cirúrgico
Se a fractura não está fora lugar e do tornozelo está estável, a fratura em alguns casos pode ser tratada sem cirurgia. O tratamento pode ser feito com um gesso na perna ou em alguns casos uma imobilização removível Os pacientes são normalmente aconselhadas a não colocar qualquer peso sobre o tornozelo durante algumas semanas.
Tratamento Cirúrgico
Se a fratura estiver fora do lugar ou se o tornozelo for instável instável, a cirurgia pode ser uma opção.
Diferentes opções cirúrgicas disponíveis para o tratamento das fraturas maleolares. Uma opção é colocar parafusos a partir da frente do tornozelo para o para a região posterior, ou vice-versa. Outra opção colocar uma placa e parafusos ao longo da parte de trás da tíbia
Tratamento: Fraturas Bimaleolar.
"Bi" significa dois. "Bimaleolar" significa que dois "maléolos" do tornozelo foram quebrados. Uma fratura bimaleolar mais comumente significa que o maléolo lateral e o maléolo medial foram quebrados e o tornozelo não é estável. Uma fratura equivalente a bimaleolar ocorre quando os ligamentos do lado de dentro , ( "medial") do tornozelo estão rompidos, juntamente com um dos outros "maléolos." Maléolos é pleural para maléolo. Normalmente, isto significa que a fíbula está quebrada, juntamente com lesão dos ligamentos mediais, tornando o tornozelo instável. Um "teste de estresse" de raios-X pode ser feito para ver se os ligamentos mediais estão lesados. Fraturas Bimaleolar ou fraturas Bimaleolar equivalentes são fraturas instáveis ​​e podem estar associadas com uma luxação do tornozelo. Essas lesões são consideradas instáveis ​​e cirurgia geralmente é recomendada.
Tratamento não cirúrgico pode ser considerado se o paciente tem problemas de saúde significativos, onde o risco da cirurgia pode ser muito grande. A tala gessada é normalmente usado até que o inchaço tenha diminuído. O paciente deve consultar o médico regularmente para repetir os exames de raios-X para certificar-se de seu tornozelo permanece estável. Normalmente, A carga não será permitido no tornozelo durante algumas semanas.
Tratamento Cirúrgico
Normalmente, o tratamento cirúrgico é recomendado nas fraturas com o tornozelo instável.
Fraturas dos maléolos Medial e lateral são tratadas com as mesmas técnicas cirúrgicas como escrito acima.
Tratamento: Fraturas Trimaleolares e fraturas Luxação do tornozelo
"Tri" significa três. Fraturas Trimaleolares significa que todos os três maléolos do tornozelo foram quebrados. Estes são lesões instáveis ​​e podem ser associados com um deslocamento. Outras lesões muito graves são as chamadas fratura luxação. A fratura lucação ocorre quando o tornozelo quebra e sai do lugar.
Tratamento não-cirúrgico
Essas lesões são consideradas instáveis ​​e a cirurgia geralmente é recomendada, quando o tronozelo está luxado (fora do lugar) requer tratamento médico imediato e o ortopedista vai puxar e colocar o tornozelo no lugar, as fraturas associadas podem ser tratadas posteriormente. Tal como acontece com fraturas de tornozelo Bimaleolar, o tratamento não-cirúrgico pode ser considerado se o paciente tem problemas de saúde significativos, onde o risco da cirurgia pode ser muito grande ou nos pacientes que não andam. As fraturas luxação sempre requerem no mínimo redução e cirurgia na maioria dos casos.
Tratamento Cirúrgico
Cada fratura pode ser tratado com as mesmas técnicas cirúrgicas como escrito acima, depois que o tronozelo está reduzido ( colocado no lugar) também.
Tratamento: Lesões da Sindesmose
Estes também são conhecidos como entorses graves do tornozelo quando não há fratura. Essas entorses demoram mais para cicatrizar do que a entorse de tornozelo normal e podem evoluir com instabilidade. Quando há fraturas de outros ossos do tornozelo, são lesões instáveis. Eles evoluem muito mal, sem tratamento cirúrgico.
Certos tipos de fraturas de tornozelo bimaleolar tem uma lesão associada na sindesmote. Seu médico pode fazer um "teste de estresse" de raios-X para ver se o sindesmose está lesada.
Retorno ao Esporte
Embora a maioria das pessoas retornem às atividades diárias normais, exceto para o esporte, dentro de 3 a 4 meses, estudos têm mostrado que as pessoas podem ainda estar se recuperando até 2 anos após fratura o tornozelo. Pode levar vários meses para que o paciente pare de mancar. A maioria das pessoas voltam a dirigir dentro de 9 a 12 semanas a partir do momento em que foram feridos.
Reabilitação
A reabilitação é muito importante, independentemente de como uma fratura de tornozelo é tratada. Quando seu médico lhe permite começar a mover o tornozelo, fisioterapia e programas de exercícios em casa são muito importantes. Fazer esses exercícios regularmente é a chave da boa evolução.
Pode levar vários meses para os músculos em torno do tornozelo ficarem fortes o suficiente para andar sem mancar e para retornar às suas atividades regulares.
Peso corporal
O tipo de fratura  determina quando o paciente pode começar a colocar peso sobre o tornozelo. Seu médico lhe permitirá começar a colocar peso sobre o tornozelo quando ele determinar que a lesão é estável o suficiente para fazê-lo.
Pisar no chão.
É muito importante não colocar peso sobre o tornozelo até o seu médico dizer que você pode. Se você colocar peso sobre o tornozelo lesionado muito cedo, os fragmentos da fratura podem mover-se ou a sua cirurgia pode falhar e você pode ter que reoperar.
Complicações
As pessoas que fumam ou tem diabetes estão em maior risco de complicações após a cirurgia, incluindo problemas com a cicatrização de feridas.
Tratamento não-cirúrgico
Sem a cirurgia, existe um risco da fratura desviar. É por isso que é importante o acompanhamento com seu ortopedista, de acordo com as orientações prescritas.
O que discutir com o seu cirurgião ortopédico:
Quando vou ser capaz de começar a colocar peso na minha perna?
Quanto tempo vou estar de folga do trabalho?
Tenho algum  risco específico nesse tratamento?
Se eu tiver que fazer uma cirurgia, quais são os riscos?
Eu tenho osso fraco?
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 17/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário